Home Economia Distrital Nordeste da ACSP celebra o Dia Internacional da Mulher com evento

Distrital Nordeste da ACSP celebra o Dia Internacional da Mulher com evento

Tempo de Leitura: 5 minutos

Distrital

da Redação DiárioZonaNorte

A Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, realizaram na tarde da última 2ª feira (06/03/2023), o  evento “Mulheres em Ação” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A data celebra as conquistas e avanços das mulheres ao longo dos tempos, na sociedade e também conscientiza sobre igualdade de a igualdade de gênero. No estado de São Paulo, elas representam 53,1% da população (cerca de 23 milhões de mulheres).

O evento reuniu cerca de 60 mulheres e foi marcado por uma série de “workshops” conduzidos por mulheres e homens inspiradores, que abordaram assuntos como  empreendedorismo, educação financeira, imagem e comunicação,  saúde e bem estar e segurança pública.

Destacamos a participação do Grupo Amigos do Fidalgo, que generosamente colaborou com doações para as vítimas da tragédia do Litoral Norte.

Distrital
William Oliva da Silva – Superintendente da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo
Data comemora conquistas

O evento foi aberto pelo superintendente da Distrital Nordeste, William Oliva da Silva e pela coordenadora das Distritais do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Iracema Valadão e teve como mestre de cerimônias André Furkin.

Em sua fala, William pediu um minuto de silêncio em homenagem ao jornalista Brás Pereira, que faleceu no domingo (05/03/2023) em decorrência da Covid-19. Em seguida, o superintendente disse que “aprende muito diariamente com as mulheres, por ser marido e pai de duas moças e por convivência profissional”.   De acordo com ele, a data celebra as conquistas das mulheres e é  “primordial que sejam criadas condições para que as mulheres continuem avançando em suas conquistas”. Lembrou que na ACSP, apoia a mulher empreendedora promovendo diversas atividades informativas.

Distrital
André Furkin, Iracema Valadão e Vera Agueda

A vice-coordenadora do Conselho da Mulher da Distrital Nordeste, Vera Agueda, realizou a leitura de um texto sobre a origem da data.

Ocupando o palco do seu negócio

O primeiro workshop foi da jornalista, escritora e mentora de negócios Cláudia Santana, que apresentou o tema “Comunicação Empreendedora” e a presença do empreendedor nas redes sociais e como convertê-la em negócios. Segundo ela, ser competente não basta. A mulher precisa ocupar o palco do seu negócio, se assumir como mulher empreendedora  e se tornar uma influenciadora de  sua própria marca.

Distrital
Cláudia Santana,
Autocuidado

Viviane Vieira, criadora do programa “Delovery Autoestima e Autocuidados para o seu Maternar“, apresentou a palestra “Autocuidados para Mulheres de Alto Valor”. De acordo com ela, o “autocuidado está diretamente ligado à sua autoestima e autoconfiança, forças motrizes poderosas quando o assunto é nos permitir sentir empoderadas e confiantes – no nosso agir, na nossa forma de gerir todas as atividades a que nos dispomos a realizar e, principalmente no nosso maternar”.

Distrital
Viviane Vieira
Segurança Pública

A 3º Sargento Gemille – da 2ª Cia do 5º Batalhão de Polícia Militar, fez uma explanação sobre a presença feminina na segurança pública e na Corporação.

Distrital
3º Sargento Gemille – da 2ª Cia do 5º Batalhão de Polícia Militar
Mulher Energética

Sandra Araújo, cosmetóloga, visagista e especialista em amor próprio,  abordou o tema “Desperte a Mulher Energética que Existe Dentro de Você”. Segundo a palestrante, a beleza nasce de dentro para fora e o importante é despertar o belo e não a perfeição nas mulheres.  Desta forma, as mulheres podem e devem se apoderar da arte da feminilidade e se amar da forma que são.

Distrital
Sandra Araújo
Educação Financeira

Elisangela Mancini – Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi Vale do Piquiri Abcd Pr/SP, falou sobre como organizar a vida financeira, por meio da palestra “Ganhar,  Poupar e Realizar”. A executiva também dividiu com as convidadas, sua experiência e desafios enquanto mulher, esposa e profissional.

Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,4 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Entre os programas educativos da instituição, está o Cooperação na Ponta do Lápis – que ensina educação financeira.

Distrital
Elisangela Mancini – Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi Vale do Piquiri Abcd Pr/SP

De acordo com a executiva, primeiro passo para guardar dinheiro é conhecer todos os seus gastos mensais (fixos e variáveis). O segundo é procurar reduzir gastos de despesas fixas (pesquisando outros fornecedores do mesmo serviço e com melhor preço), com lazer (restaurantes, cinemas, passeios, viagens) por meio da mudança de hábitos.

Elisangela lembrou que um dos vilões do orçamento doméstico, é ir ao supermercado sem fazer uma lista. Acabamos comprando por impulso, coisas desnecessárias que muitas vezes, são jogadas fora por esquecimento na geladeira ou na dispensa e são responsáveis por uma conta altíssima na boca do caixa do supermercado.  Sempre que possível, o consumidor deve preferir pagar as compras à vista, negocie descontos. Desta forma você evita o endividamento no cartão de crédito.

Trace objetivos para o futuro e estratégias para realizá-los.  Invista o dinheiro que você economizou. O Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para as pessoas e empresas. O que torna o Sicredi diferente é que ao se associar, você adquire uma pequena cota da cooperativa, passando a ter voz sobre as decisões do negócio e participando dos resultados.

Distrital
William Oliva da Silva, Bárbara Carvalho, Michael de Oliveira, Fernando Cruz, Erivelton Meneses, Elisângela Mancini e Luma Prado
Bem Estar

A aromaterapeuta Damaris Roberto explanou sobre os benefícios da aromaterapia – uma terapia complementar, preventiva e curativa que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais.

Distrital
Damaris Roberto

A terapeuta Cléo Coltri apresentou “Mulheres em Cena: Dança Cigana no Sagrado Feminino”.

A harpista Cely Rodrigues, executou alguns números musicais e explicou sobre a “harpaterapia” que,  por meio de sessões individuais ou em grupo promove o reequilíbrio energético.

Distrital
Cely Rodrigues

César Kawamura, fundador da Ohquidea, realizou uma dinâmica onde as convidadas puderam aprender os cuidados e a forma de recuperar uma orquídea.

Distrital
César Kawamura
Parceiros

Para realizar o “Mulheres em Ação“, a Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo, teve o apoio de Sicredi, MM Foods Congelados, Ohquidea, Movimento Furkin, Polícia Militar do Estado de São Paulo, São Cristovão Saúde, Cely Rodrigues Harpatrapeuta,  ANESBE e Miss Lary Cosméticos.

Destacamos ainda as participações da Moura Cosméticos (representante da Exo Hair), Rubi Semijoias, Instituto Embelezze e Instituto Ana Hickman.

distrital distrital distrital

d