por DiárioZonaNorte
O tempo passou em 150 anos e aqueles terrenos distantes do centro mudaram completamente. Do Sítio Guapira para o bairro do Jaçanã – a 13 quilômetros do centro da cidade de São Paulo, que agora comporta por volta de 120 mil habitantes em 8 quilômetros quadrados — muito maior que muitas cidades do interior.
Naquela época, era uma viagem difícil e sacrificada com um enorme tempo, sem os meios de hoje.
No meio dos matagais, próximo à Serra da Cantareira, os lampiões iluminavam o que podiam nas casas humildes dos trabalhadores e desbravadores das “novas terras”.
Muitas famílias de migrantes e imigrantes nasceram e cresceram nas dificuldades da época. Hoje muitos já são as terceiras gerações daqueles que deixaram saudades.
Ninguém imaginaria que dos caminhos de terra, das charretes e carros de boi, o mundo seria um próspero Jaçanã no século XXI. Muitas estórias e causos se multiplicaram na história da Zona Norte-Nordeste.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ASSISTIR AO VIDEO:
Aniversário e homenagem de jovens
Com os olhos voltados ao passado, jovens de hoje que moram e vivem na região, tem no bairro do Jaçanã o maior carinho, consideração e agradecimento.
E esses jovens são musicistas em busca de um futuro e participaram de um elogiado vídeo em homenagem aos 150 anos do Jaçanã – que aconteceu nesta 2ª feira (14set2020) — veja matéria especial: clique aqui.
Nesta comemoração de um século e meio, o Jaçanã recebeu um grande presente da diretoria e alunos do Rádio Café Music, que em seu slogan define “ a escola artística de música”, que hoje abre o leque de oportunidades para cerca de 200 jovens em vários instrumentos e ritmos.
Essa homenagem veio na marca do bairro Jaçanã composta na simplicidade autêntica de João Rubinato – a voz de São Paulo do conhecido Adoniran Barbosa -, que conduzia suas letras misturando o jeito caipira com sotaque dos imigrantes italianos.O jeito de um bairro que ainda tem jeito interiorano.
“O Trem das Onze” correu por todos os lados não só na Cantareira, mas é conhecido mundialmente. A homenagem do Rádio Café Music veio exatamente daí.
Depois de muito ensaio e muitos dias e horas de gravações no Estúdio Rádio Café Music, com a produção de Bruno Macedo.
A homenagem traduz muito no vídeo de 3 minutos e 23 segundos, onde cada participante encarnou o espírito do lugar e o que a canção entoou. “A intenção foi passar um pouco disso em nossa produção, passando para os nossos alunos a experiência de poder cantar uma história, na letra eternizada de Adoniran Barbosa”, comenta o diretor do Rádio Café Music, Márcio Matos.
Além da música em si, foi incluído uma composição própria de um rap incidental lembrando com as imagens os pontos e pessoas que marcaram a história do bairro.
Cada ponto mostra a evolução do bairro e o que pode marcar nas vidas que passaram e as que vivem, apesar dos problemas de uma cidade que ainda busca uma melhor qualidade de vida para todos.
Uma dedicação total
À frente destes aprendizes que sonham com o sucesso musical, está o coração maior do diretor Márcio Matos, 41 anos, que nasceu e viveu o Jaçanã do passado. E onde conheceu sua esposa Olivia Dias, que também cursou a área musical e divide a direção da escola, onde há 21 anos começaram com um embrião da atual Rádio Café Music, na Rua Pires da Fonseca — próxima da Av. Luiz Stamatis — , no Jaçanã.
Com a junção dos nomes dos donos, nasceu a Olimar Empreendimentos Musicais. Olivia e Márcio construíram a história pessoal e da escola no Jaçana.
Sonhos e uma união de sucesso
Dois anos após, em 1999, o casal teve a companhia e grande apoio profissional na sociedade com Sheila Martins, outra apaixonada e que seguiu os passos da música dando início ao Rádio Café Music. Mais adiante, a Sheila não teve condições de continuar no projeto da escola de música e deixou nas mãos do casal – “um sonho interrompido, mas que teve continuidade nas eficientes mãos de Márcio e Olivia”, declara ela.
Essa amizade do passado tem continuidade entre o casal e Sheila, que não deixa de ser uma incentivadora dos projetos. E nas palavras de Márcio traduz bem o passado no Jaçanã e as fases do Rádio Café Music: ” Tudo foi um ato de coragem!”.
Ele ama o que faz e onde está, alimentando sonhos e sucessos. E conclui: “Em primeiro lugar, está minha familia – a minha esposa e as filhas – e, logo em seguida, o Rádio Café Music. E terceiro lugar, o oxigênio!”. Reflete tudo que passou e agradece o bairro onde nasceu, viveu com a familia e cresceu profissionalmente.
Vídeo-homenagem “150 anos do Jaçanã”
FICHA TÉCNICA
Direção Geral e arranjos: Prof. Márcio Matos e Prof. Olivia DiasArranjo vocal: Prof. Bruno Matos, Prof. Luciana Dias e Prof. Márcio Matos – Direção e produção (vídeo): Bruno Macedo
Técnica — bateria e programações: Prof. Fernando Teixeira Baixo: Prof. Márcio Matos – Violão, teclado e coberturas: Prof. Olivia Dias – Guitarra: Prof. Bruno Matos – Cavaquinho e percussão: Prof. Fábio Costa e Luciana Tiba
Encenação teatral: Nathan Augusto (Texto: Prof. Bruno Matos – gentilmente cedido)
Vozes e vocais com os alunos da RCM: Ana Macário, Camila Mello, Carlos Gabriel, Duda Rezende, Gustavo Neri, Gustavo Pedretti, Luiza Morelli, Mariana Leônidas, Nicolly Martins, Paulo Cremona e Sarah Maria.
Gravado: Estúdio Radio Café Music.
Música: Trem das Onze – Autor: Adoniran Barbosa (Rap incidental: Prof. Márcio Matos e Prof. Olivia Dias)
O que é a Rádio Café Music
A Rádio Café Music é uma escola de música, estúdio de ensaio e gravação, além de produtora artística. Fica localizada na Vila Gustavo (Avenida Julio Buono, 2180 – 1° Andar), mas teve seu início no bairro do Jaçanã, em 1999. Recentemente inaugurou uma unidade na Casa Verde, junto ao Colégio Augusto Ramos.
Com mais de 20 anos de história, a escola já formou diversos profissionais da música que hoje atuam diretamente com artistas ou em algum ramo no mercado musical. Diversos artistas e bandas ensaiaram no estúdio localizado no Jaçanã: Exaltasamba, É o Tchan, Karametade, Grupo Desejos, As Meninas, Axé Blond, Kebradeira e tantos outros. Em outro segmento, através de seu diretor Márcio Matos, o Rádio Café Music tem parceria com o Colégio Sir Isaac Newton e administra seu teatro com os 550 lugares e um foyer para 400 pessoas — classificado um dos melhores da cidade.
- Endereço/V.Gustavo Av. Júlio Buono, 2.180 – 1º andar
- Endereço/Casa Verde: R. Bernardino Fanganiello 149
- Central/Fone: 11-2548.5449
- Cel.WhatsApp: 11-9.5144.6331
- Site: www.radiocafemusic.com.br
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/radiocafemusic/
https://www.instagram.com/radiocafemusic/
https://www.youtube.com/radiocafemusic