MIS
- O padre Roberto Landell de Moura era também um cientista gaúcho
- Nasceu em 1861 e morreu em 1928, com 67 anos
- Serviu no Colégio Santana, na ZN, onde fez os testes com o rádio
Nesta de 6ª.feira (03/03/2023), entra em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS) a exposição “Padre Landell: o homem que inventou o futuro”, que apresenta o brasileiro responsável pela invenção precursora ao rádio. A exposição fica em cartaz até 16 de abril.
Entre os destaques está o transmissor de ondas (wave?transmitter), peça produzida em tamanho real, pelo colecionador Marco Aurélio Cardoso de Moura, com base nos escritos de Landell.
A exposição é integrada à mostra “Rádio no Brasil”, também em cartaz no MIS. Juntas, as duas reúnem fotos, documentos, instalações interativas, equipamentos e aplicativo sobre a história do rádio.
Em parceria com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), a exposição também apresenta uma instalação interativa, com experimentos simples, para ilustrar as descobertas de físicos e inventores, contemporâneos de Landell, que contribuíram para a evolução tecnológica do rádio.
Documentos originais do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, a patente registrada por Landell nos Estados Unidos, esquemas e estudos preliminares de seus experimentos e diários originais são outros atrativos da exposição. A curadoria é da pesquisadora Helena Tassara e do jornalista/biógrafo Hamilton de Almeida.
As exposições “Padre Landell: o homem que inventou o futuro” e “Rádio no Brasil” são uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som (MIS), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac.
Patrocínios: Lenovo e Vedacit são as patrocinadoras da exposição com parceria das empresas AESP, BAND, ARTE 1 e Museu da Rádio e TV. A B3 é mantenedora do MIS que conta com Apoio Institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, John Deere, TozziniFreire Advogados e Siemens. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do Pestana Hotel Group e Telium.
Saiba mais sobre o Padre Landell em matérias publicadas no DiárioZonaNorte:
- Padre Landell, um gênio brasileiro que foi esquecido como inventor pioneiro do rádio – (24/06/2022) – clique aqui.
- O rádio nasceu na Zona Norte, no Mirante do Jardim São Paulo – ( 30/07/2021 ) – clique aqui
Livro: ´´Padre Landell, o brasileiro que inventou o wirelles´´
- Autor: Hamilton Almeida
- Edição: Nélson Rolim de Moura
- Revisão: Estúdio Insular
- Planejamento gráfico e capa: Ayrton Cruz
- Edição:2022 (1a. edição)
- Formato: brochura
- Páginas:344
- Pedido/compra: clique aqui
- Editora:Insular (Florianópolis-SC)
- Telefone:(48) 3334.2729
- Site: insular.com.br
- E-mail: [email protected]
Serviço:
“Padre Landell: o homem que inventou o futuro” e “Rádio no Brasil”
- Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
- Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa
- Informações: (11) 2117-4777
- Horário: 3ª. a 6ª.feira, das 11 às 20 horas
- Final de semana/feriados: sábados e domingos, das 10 às 19 horas
- Indicação etária: livre