joamar
da Redação DiárioZonaNorte
- A Prefeitura de SP passou as administrações dos CEUs para as OSC
- No CEU Tremembé, a administração é da OSC Instituto Baccarelli
- O Conselho Gestor do CEU Tremembé será definido no dia 10/11/2022
<< Em primeira mão >> == O Centro Educacional Unificado (CEU) Tremembé/Maria Firmina dos Reis — que opera junto ao Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI)/Prof. Acelino Scalquette, coordenados pela Organização Social Civil (OSC) Instituto Baccarelli — realizará às 19 horas do próximo dia 10 de novembro (5ª feira) , a segunda Assembleia Geral com o Conselho Gestor, no prédio do equipamento localizado à Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 – Jardim Joamar/Parque Casa de Pedra/Tremembé.
Na primeira reunião para composição do Conselho Gestor do CEU/CEMEI Tremembé aconteceu 5ª feira passada (20/10/2022), no mesmo local, com a participação de representantes da comunidade e da Secretaria Municipal da Educação com as representações do CEU, CEMEI e da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU).
Por falta de divulgação e a inexperiência com o funcionamento de Conselho Gestor, a reunião foi tumultuada e confusa nos seus objetivos, com alguns pequenos acertos para definir os cinco representantes para cada segmento de estudantes, familiares e da comunidade — no total 15 nomes. E na tentativa de complementar com os representantes dos equipamentos públicos da região.
Na segunda reunião (em 20/10/2022) haverá os esclarecimentos e a continuação para definir os membros da primeira gestão do Conselho Gestor. No encontro foi citada a Lei nº 14662, de 03/01/2008, e o Decreto 57748, de 28/11/2016, que definem as diretrizes para a composição do Conselho Gestor.
A Assembleia foi registrada em ata e está disponível na diretoria do CEU/CEMEI Tremembé para consultas de interessados.
Sobre o Conselho Gestor
O Conselho Gestor é a instância máxima de decisão, de caráter permanente para as decisões administrativas e educacionais, cabendo-lhe também liderar e articular a participação dos diferentes colegiados e demais instâncias de participação.
A gestão deve ser democrática, articulando a participação representativa nos diferentes colegiados, na organização, planejamento, execução e avaliação do projeto político-educacional.
Compete aos responsáveis pelos equipamentos, unidades e núcleos que integram o CEU/CEMEI Tremembé, bem como a comunidade, promover a participação da coletividade. O Conselho Gestor deve articular as diferentes instâncias da estrutura organizacional do equipamento e espaços, respeitada a autonomia dos demais colegiados e conselhos que o compõem.
O Conselho Gestor tem como princípios: educação integral com qualidade social, participação democrática e do acesso à educação, à cultura, ao esporte, lazer e recreação e tecnologias, participação direta da população nos processos eletivos e de avaliação, avaliação de gestão e processos administrativos. Conta ainda com as seguintes instâncias de participação democrática: assembleia geral, setorial, infantil, juvenil e grêmio juvenil.
Histórico do CEU Tremembé
Em 4 de agosto de 2020, o DiárioZonaNorte publicou ´´em primeira mão´´que o CEU Tremembé estava saindo de um sonho e do papel, que logo seria inaugurado. Uma semana depois, mesmo com a pandemia do Covid 19, as obras foram aceleradas e a Prefeitura de São Paulo realizou a inauguração pró-forma realizada pelo então prefeito Bruno Covas, que buscava a reeleição. E o local ficou à espera para ter início às atividades pós-pandemia.
Na época, a Prefeitura informou que as obras teve um investimento de cerca de R$ 44 milhões, com as obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), e os moradores receberiam o novo espaço com mais opções de cultura, esportes e lazer.
Mais detalhes sobre o CEU Tremembé – reveja a matéria do DiárioZonaNorte,04/08/2020 — clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte:Assessoria de Imprensa-Secretaria Municipal de Educação >>
joamar joamar joamar joamar