Martino
da Redação DiárioZonaNorte
- A argentina Martino Wines participa da ProWine São Paulo com rótulos de alta gama e em edição limitada
Rótulos de estilo europeu, com grande complexidade, elegância, frutados, com frescor e potencial de guarda. Assim são os vinhos elaborados pela argentina Martino Wines, que degustamos na ProWine São Paulo – a principal feira profissional do setor de vinhos e destilados da América Latina – voltada ao segmento B2B, que acontece na cidade de São Paulo entre os dias 27 e 29 de setembro de 2022.
Fundada pelo argentino Hugo Martino, empresário do setor de comunicação e apaixonado por vinhos, três vezes campeão do Carnaval do Rio de Janeiro pela Beija-Flor Nilópolis e torcedor do Fluminense, a vinícola originária de Mendonza está prestes a completar 21 anos e se tornou uma vinícola premiada. De alma inquieta e um espírito curioso, produz vinhos de qualidade ímpar.
“Faço vinho com a mesma paixão que tenho pelo jornalismo. Começamos um pouco hobby, um pouco como negócio. Passamos por diferentes momentos e etapas no caminho para se posicionar entre as vinícolas mais atrativas do país por sua proposta inovadora”, diz Hugo Martino.
A vinícola
Localizada na região de Luján de Cuyo, a apenas 20 minutos da cidade de Mendoza em uma propriedade datada de 1901 e totalmente restaurada, o local é aberto ao enoturismo, com um restaurante incrível – cujo o menu é assinado pelo Chef Lucas Olcese e o vinho é a estrela.
A Martino Wines possui 47 hectares de vinhas próprias plantadas na finca Barrancas e 7 hectares na finca La Violeta, no coração de Agrelo, com as vinhas que datam de 1926, as mais antigas da região.
Em 2013, o premiado enólogo Attilio Pagli – mais de cinco vezes premiado com “100 pontos” na avaliação do renomado crítico Robert Parker – juntou-se a Martino Wines como consultor, desenvolvendo um trabalho juntamente com o enólogos Sergio Montiel e Virgínia Sari. Para cuidar das área comercial e marketiing, Hugo Martino escalou sua filha, a designer gráfica Fernanda Martino – que também assina os rótulos das garrafas da vinícola.
No Brasil, os produtos da Martino Wines chegam pelas mãos da Interface Business – importadora e distribuidora carioca.
Os vinhos
Quando pensamos na Argentina, imediatamente pensamos em Malbec e os elaborados pela Martino Wines são fantásticos.
De produção limitada, a linha Baldomir – cujo o nome homenageia a família da matriarca dos Martino – representa os expoentes máximos da vinícola, com vinhos tintos de alta gama, potentes, de grande complexidade e frescor, frutados, complexos e carnudo, com excelente equilíbrio entre o carvalho e as características de cada variedade e com capacidade de envelhecimento.
Da linha Baldomir fazem parte os icônicos Gran Blend e Gran Malbec, além da linha Terroirs Series.
Baldomir Gran Blend, com produção limitada a 3 mil garrafas, combina a excelência do Malbec e do Cabernet Franc. Com uvas provenientes dos vinhedos de La Consulta e Vista Flores, passa 30 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso. O visual nos traz tons de violeta profundos, apresenta aromas de frutas pretas, cassis, frutas vermelhas, framboesas, especiarias, com notas de chocolate, tabaco e cravo. No nariz é elegante e delicado. Na boca, um vinho untuoso e de corpo longo. Apresenta um potencial de guarda superior a 15 anos.
Também de produção limitada, o Gran Malbec é elaborado com uvas 100% Malbec provenientes de vinhedos do Vale do Uco, La Consulta e Vista Flores. De coloração cor azul intensa e tons preto profundos, no nariz apresenta aromas que remetem a ameixas, frutos pretos maduros, acompanhados por notas de tabaco, fumo, chocolate, produto da sua passagem pelo carvalho. Em boca é um vinho completo, untuoso, com um final persistente e agradável. Passa por um período de envelhecimento que oscila entre 20 e 24 meses, em barricas de carvalho francês, com capacidade de envelhecimento superior a 10 anos.
A linha Baldomir Terroirs Serie – quatro vinhos que expressam de sobremaneira os diferentes terroirs de Mendoza: Série Baldomir Terroirs Vistalba Malbec, Baldomir Terroirs La Consulta Malbec, Baldomir Terroirs Series Chacayes Malbec e Baldomir Terroirs Series Agrelo Cabernet Franc
Uvas pouco usuais e lotes limitados
O portfólio da Martino Wines vai muito além do Malbec ao incluir – em lotes limitados – vinhos elaborados com cepas pouco conhecidas na Argentina, como o Martino Pedro Ximenez – 100% varietal produzido com a uva branca nativa da Espanha e famosa por entrar na elaboração do jerez). Alguns deles já estão disponíveis no Brasil, por meio da Interface Business – importadora e distribuidora carioca.
“Somos uma adega curiosa, gostamos de explorar cepas atípicas que resultam em vinhos de qualidade, que se esgotam em questão de dias no mercado argentino. O mercado externo procura pelo Malbec. Nosso principais compradores são o Peru, a China, o Basil, Europa e Estados Unidos” . diz Fernanda Martino.
Completam ainda a linha das chamadas “cepas exóticas”:
Martino Cabernet Franc (100% varietal – produzido com a cepa do mesmo nome, de cascas finas, menor acidez, menos taninos e maior intensidade de aromas).
Martino Granache – 100% varietal (cepa de origem espanhola) – apresenta uma linda coloração com tons vermelhos e pretos. Sua rápida passagem em barrica, o torna um vinho com intensidade aromática. No nariz apresenta aromas de compota de ameixa, cassis, pimenta branca, destacando as notas de cravo, baunilha e tabaco. Em boca é estruturado, com taninos doces e equilibrados.
Martino Sangiovese – 100% varietal – De cor vermelha azulada, no nariz apresenta aromas intensos de frutas vermelhas, com notas de tabaco e chocolate. Em boca, tem uma entrada elegante, apresentando frescor e acidez equilibrada. Passa por barril de carvalho por oito meses. Tem potencial de guarda entre 3 e 5 anos.
Martino Marselan – 100% varietal – produzido com a uva fruto do cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Grenache Noir. O que torna esse vinho extremamente especial é o fato de haver na Argentina, apenas 7 hectares de vinhedos planados com ela. Com uma cor azul intensa, apresenta aromas de pimenta, especiarias, fumados, ameixas e alcaçuz. De perfil europeu é rico em taninos leves e harmoniosos. Envelhece 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso.
Martino Superior Petit Verdot – 100% varietal , é elaborado com a voluntariosa cepa de origem – cujo o nome faz referência aos cachos pequenos – de maturação tardia e presença de uvas verdes misturadas as roxas, cultivadas na região das Barrancas. De coloração vermelha intensa com tons negros profundos, no nariz destacam-se notas de frutas vermelhas, ameixas e amoras combinadas com os aromas de caramelo, baunilha e café aportados pelo envelhecimento entre 18 e 24 meses em barricas de primeiro e segundo uso. Em boca, apresenta bom volume. É um vinho untuoso, encorpado e equilibrado. Tem potencial de guarda superior a 10 anos.
Serviço:
Importado por Interface Business – importadora e distribuidora