Assai
da Redação DiárioZonaNorte
Uma fila gigantesca se formou na última 4ª. feira (27/03/2019) na avenida Coronel Sezefredo Fagundes. Desde as primeiras horas do dia, cerca de mil e quinhentas pessoas se posicionaram em frente ao número 535 da via, aguardando a abertura da mais nova loja da Rede Assai Atacadista.
E demonstrando que entende de varejo e sabe que o consumidor é rei, os consumidores foram recebidos com um café da manhã enquanto aguardavam a inauguração da 69ª. loja da marca no estado de São Paulo e a 145ª. no Brasil.
A unidade faz parte do projeto de conversão que o GPA (da francesa Casino e dono das bandeiras Assai, Extra, Pão de Açúcar, Multivarejo, Compre Bem, Minuto Pão de Açúcar, Via Varejo e GPA Malls) realiza desde 2016. A conversão é uma estratégia de negócio do GPA, que transforma lojas do formato hipermercado em operações de cash & carry (atacado).
No lado de dentro da loja, fornecedores, funcionários, imprensa e convidados, também participaram de um café da manhã e puderam conhecer a estrutura da loja e os planos de expansão do Assaí. Todos foram recebidos pelo presidente do Assaí, Belmiro Gomes.
Feitos de gente e exemplos
Em entrevista ao DiárioZonaNorte, perguntado sobre sua presença na loja Belmiro Gomes, com seu jeito tranquilo lembrou que estar presente nas inaugurações “não é ego. É exemplo. Uma empresa só cresce quando seus gestores, independente do cargo ocupado, são exemplo. O Assaí é feito de gente e de exemplo”. Ele lembrou que as pessoas absorvem cerca de 10% do que ouvem e o que elas visualizam fica marcado para sempre.
Bom de prosa e em um tom descontraído, Gomes comentou que seu primeiro trabalho foi na área de vendas em Maringá, sua cidade natal. De acordo com ele, recebeu um carro da empresa e por cada produto vendido tinha 30% de comissão. E com um olhar maroto revelou … “eu era sorveteiro, empurrava o carrinho por toda Maringá e assim comecei a minha carreira.
O executivo trabalhou no concorrente Atacadão por 22 anos. Em 2007 coordenou o processo de venda da empresa para o Carrefour e após a consolidação do negócio permaneceu na empresa por mais três anos sendo nomeado diretor executivo, respondendo pelas áreas Comercial, Logística, Marketing e Estratégia de Negócios.
Em 2010 chegou a GPA com a missão de fazer do Assaí uma das principais operaçõesB de cash & carry (atacado) do país. Em 2019 o Assaí continua como o maior canal de vendas do GPA no varejo de alimentos e a maior bandeira do mundo do Grupo Casino.
A inauguração da loja Assaí Sezefredo marca o início do plano de expansão da rede para 2019, que prevê a abertura de 15 a 20 unidades, incluindo a chegada da bandeira a cinco novos estados: Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Belmiro Gomes informou à reportagem do DiárioZonaNorte que ter uma loja do Assaí no Tucuruvi é um sonho realizado, já que ele foi morador da região há alguns anos. O principal entrave era a falta de um local espaçoso.
Cash & Carry
Sobre a nova loja, números impressionantes: investimentos de R$ 33 milhões de reais, mais de 7 mil itens comercializados entre alimentos, bebidas, embalagens, higiene e limpeza e hortifrúti, 4,3 mil m² de área de vendas (sem incluir áreas de depósito e câmeras frigoríficas), 288 vagas de estacionamento e o melhor… 600 empregos diretos e indiretos.
O estrutura das lojas do Assaí são enxutas e atende desde o pequeno e médio comerciante, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias e quiosques), revendedores e utilizadores (igreja, escolas, quarteis), até o consumidor final. Usa grandes espaços e instalações simples, o estoque fica concentrado na área de vendas e os repositores de mercadorias são contratados pelas empresas que comercializam seus produtos dentro do Assaí.
A recessão econômica foi uma oportunidade de negócio que transformou o jeito das empresas trabalharem sua forma de distribuição e o impulso para o negócio cair no gosto do brasileiro foi a oferta de produtos mais baratos, possíveis por meio de uma operação mais enxuta. .
A edição mais recente do Consumer Insights, estudo elaborado pela consultoria Kantar Worldpanel indica que mostrou que em 2018, o atacarejo ganhou 2,6 pontos percentuais de penetração, o que representa +1.4 milhões de novos domicílios comprando no canal. No mesmo estudo, o varejo tradicional e as vendas diretas (porta a porta) perderam espaço.
Mesmo com esse crescimento, apenas 50% da clientela dos atacarejos é de pessoas físicas e são os consumidores de classes menos abastadas que primeiro entenderam o valor da operação, onde cada centavo vale muito.
A inauguração
O evento de abertura foi conduzido pelo mestre de cerimônia Marcel Tomom. que convidou o Sr Edson Franscisco, o primeiro cliente na fila da nova loja a se juntar aos diretores da empresa.
Estavam presentes além do presidente Belmiro Gomes, Anderson Castilho (Diretor de Operações), Walmir dos Anjos (Diretor Comercial), Marly Lopes (Diretora de Marketing e Sustentabilidade), Deise Rissi (Diretora de Planejamento e Obras), Sandra Vicari (Diretora de Gestão de Gente), André Campos (Diretor de TI), Armando Boudoux (Diretor de Expansão), José Mauro Santos (Diretor Financeiro), José Novaes (Diretor Financeiro), Murilo Coelho (Gerente Regional SP), Isaias Lopes (Gerente de Loja) e Andresa de Souza (subgerente de loja)
O primeiro a falar foi o gerente da loja, Isaías Lopes. Na mesma proporção dos números tão grandiosos da nova loja, o discurso improvisado de Isaías Lopes emocionou.
Certamente enquanto Isaías falava, um filme passava na cabeça de cada um dos funcionários. Muitos estavam desempregados há muito tempo, por conta do longo período de recessão pelo qual o Brasil passou e o trabalho no Assaí Sezefredo é a oportunidade um recomeço de vida e uma chance agarrada com as duas mãos.
Depois de Isaías Lopes, foi a vez do Diretor Regional SP, José Novaes, falar sobre a importância da nova loja para o desempenho da Rede Assaí. Para encerrar a cerimônia, o presidente Belmiro Gomes agradeceu a presença de todos e convidou o Sr Edson Francisco a retirar a fita de de inauguração da loja.
Para marcar o momento, uma chuva de balões e papel prateado, caiu sobre os clientes que entravam apressados na loja, em busca de boas ofertas e enchiam seus carrinhos, dando muito trabalho aos operadores dos 30 caixas da loja, que permaneceram lotados durante todo o dia.