barbara
da Redação DiárioZonaNorte
A Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi recebeu, na noite da última 3ª feira (29/08/2022), o lançamento do livro “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara”, do historiador e biógrafo Wanderlino Teixeira Leite Netto, pela Editora Cassará – com orelha da escritora e poetisa Lena Jesus Ponte e prefácio da publisher Andrea d’Egmont .
O lançamento do livro, em São Paulo – que reuniu convidados, influenciadores digitais e imprensa – reverenciou a autora do consagrado Guia Danusia Barbara – Restaurantes do Rio, publicação pioneira no gênero no Rio de Janeiro, responsável por revolucionar a cena gastronômica carioca e brasileira e cujo os lançamentos formavam longas filas que dobravam o quarteirão. Foram 25 edições, entre os anos de 1987 e 2011.
O evento contou com bufê da Chef Renata Frazão, espumantes da Fracaro Wine e Vinhos da Casa Flora Importadora.
O Rio é aqui
Para nós, que exercitamos o oficio de jornalista – de forma séria e imparcial – e também escrevemos sobre gastronomia, a chegada de “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara” a São Paulo foi mais do que festejada, foi emocionante. Afinal, todo profissional que escreve sobre gastronomia tem muito a aprender com o legado desta jornalista, que nos deixou em 2015, aos 67 anos.
Para as novas gerações do jornalismo que não tiveram acesso ao trabalho de Danusia, o livro é leitura obrigatória. E, para aqueles que a conheceram seja por meio de seu trabalho ou por convivência, o livro é um conforto ao coração.
Com açúcar e com afeto
O projeto foi idealizado pela advogada Ana Beatriz Barbosa Ponte – filha de Danusia e titular do blog Comida & Sedução Gastronomia – e celebra a obra desta mulher multifacetada, que transitou da literatura ao balé e alcançou seu apogeu na crítica gastronômica, onde dotada de uma sensibilidade ímpar e um texto inteligente sem ser pedante, bem humorado sem perder a elegância, mostrou que a gastronomia é feita principalmente de pessoas.
Para escrever “Os Sabores e os Saberes de Danusia Barbara”, Wanderlino Teixeira Leite Netto fez uma imersão no legado da jornalista que trabalhou nos cadernos de Cultura do Jornal do Brasil e do O Globo – onde em 21 de setembro de 1984, com a com a matéria “Saciada a fome de bola, ainda há campo para o paladar” passou a se dedicar a critica gastronômica. Danusia ainda esteve a frente do boletim CBN Sabores, na rádio CBN Rio.
Danusia Barbara em sua bibliografia, grande parte voltada para a gastronomia, tem um livro que se destaca-se por fugir totalmente aos temas da jornalista: a obra infantil “A borrachinha que queria ser lápis” – publicado na década de 70, já que uma de suas paixões era a literatura infantil, fruto de sua dissertação de mestrado na UFRJ.
Wanderlino Teixeira Leite Netto nos brinda com um livro deliciosamente afetuoso, onde com maestria conduz o leitor ao pensamento de Danusia, por meio de um recorte significativo de sua obra. O livro, que começou a tomar forma em 2017, tem 527 páginas e é o 26º trabalho de Leite Netto.
Especialíssima a participação de Lena Jesus Pontes, que além de assinar a “orelha do livro”, fez uma consistente análise do estilo de escrita de Danusia Barbara – no capítulo intitulado “Na língua, o sabor“.
Serviço:
- Título: Os sabores e os saberes de Danusia Barbara
- Autor: Wanderlino Teixeira Leite Netto
- Cassará Editora
- ISBN: 978-65-991892-5-8 ? 528 p. ? 16×23 cm
- Preço: R$ 90,00
<com apoio de informações: Anagrama Comunicação e Eventos>