chocolate
- Especialistas apontam seus benefícios
O Chocolate Day ou Dia Mundial do Chocolate foi comemorado no dia 07 de julho. Alguns historiadores associam a data à entrada dele na Europa, na segunda metade do século XV. Os primeiros registros do chocolate datam das civilizações pré-colombianas. Maias e Astecas o utilizavam na forma de bebida.
Há vários tipos de chocolate, como o amargo, ao leite e branco. Para uns, chocolate mesmo só o amargo. O ao leite é batizado e o branco, então, nem se pode chamar de chocolate, pois é feito de manteiga de cacau e não de massa de cacau.
O fato é que, branco, preto, amargo ou doce, o chocolate hoje é bem diferente de sua origem asteca: xocolatl, “água amarga”.
Benefícios para a saúde
De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, o consumo saudável de chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia, no caso dos adultos e é que nessa quantidade que os benefícios do cacau são observados de forma mais intensa, mas vale lembrar que o recomendado é o 70% cacau, pois contém flavonóides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora”.
Apesar dos benefícios, o amargo também precisa ser consumido com moderação, pois é um produto altamente calórico. Nesse sentido, tanto o amargo quanto o ao leite são parecidos: têm de 530 a 550 calorias a cada 100 gramas.
Amigo do coração
Adicionar ao chocolate oleaginosas como: avelãs, castanhas e amêndoas, embora mais calóricos, os produtos se tornam mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração.
Branco não é chocolate
O branco é a pior opção: tem menos flavonóides e é mais calórico, chegando até 700 calorias/100 gramas, já que é produzido com a gordura extraída da pasta de cacau – a famosa manteiga de cacau -, misturada com leite, açúcar e aroma de baunilha.
Por não levar em sua composição massa de cacau em si – como acontece com os outros chocolates é considerado um confeito e não um chocolate propriamente dito.
Para comemorar a data, dividimos com nossos leitores uma das mais tradicionais receitas de bolo de chocolate do Brasil, desenvolvida pela Cozinha Experimental da Nestlé: Bolo Peteleco.
INGREDIENTES
Massa:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES® Nestlé
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 ovos
Calda:
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES® Nestlé
- 1 colher (chá) de raspas da casca de laranja
- 1 colher (chá) de manteiga
Modo de Preparo:
Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o açúcar, o Chocolate em Pó DOIS FARDES, o fermento e o bicarbonato peneirados. Junte o óleo, os ovos e 2 xícaras (chá) de água fervente, misturando bem. Despeje a massa em uma assadeira retangular (22 cm x 33 cm), untada com óleo, e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.
Calda:
Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe sobre o bolo ainda quente. Deixe-o esfriar, corte em quadrados e sirva.