fatia
da Redação DiárioZonaNorte
O livro “Uma Fatia da Itália – Como a Pizza Conquistou São Paulo e o Brasil” da jornalista e pesquisadora Flávia G. Pinho, pela Matrix Editora e prefácio de Silvana Azevedo, além de ser o maior registro histórico e sociológico sobre a pizza e uma obra de referência para estudantes e profissionais de gastronomia, é também uma leitura deliciosa.
Flávia é dona de um texto “azeitado”, minucioso sem ser chato, fruto da experiência de quem assinou matérias para as maiores publicações do país.
O livro, que chegou as nossas mãos por meio da LC – Agência de Comunicação, é o resultado de três anos de pesquisas, onde Flávia entrevistou pizzaiolos, donos de pizzarias e historiadores, tornando “Uma Fatia da Itália” uma viagem no tempo.
Registro fotográfico
Fotos antigas se revezam com ensaios exclusivos do talentoso fotógrafo Caio Ferrari (que durante a pandemia lançou-se como padeiro e está a frente do “Pão do Ogro“), tornando o trabalho ainda melhor.
“Uma Fatia da Itália” tira todos os caroços das azeitonas ao colocar ordem na história da “pizza paulista”, por meio de uma cronologia impecável, resgatando o que há por trás do prato “queridinho” dos brasileiros, que os cariocas e brasilienses insistem em colocar ketchup, e que chegou por aqui no início do século XX – primeiro nas ruas do Brás mantendo a tradição de “cibo di strada”, depois em pequenos estabelecimentos até se tornar o que é hoje.
Caldeirão cultural
A pizza é fruto da fusão de culturas lá atrás, na sua origem: trigo e azeite do Oriente Médio, as especiarias da Índia, o tomate dos Andes… Aqui, em São Paulo, a tudo isso, junte o trabalho realizado por muitas mãos de italianos, portugueses, árabes e espanhóis que aqui viviam… Tudo junto e misturado.
O livro tem 128 páginas e retrata várias questões que muitos de nós sempre ouvimos falar e não tínhamos a noção do seu real significado. Coisas como farinha italiana, farinha brasileira, massas de longa e curta fermentação, “vera pizza napoletana”, “neopolitana”, os vários estilos e formatos de pizza existentes na cidade, coberturas clássicas e as coberturas exóticas, a resiliência das pizzarias aos mais diversos cenários econômicos e as mudanças de padrão de consumo.
E sabe o que é o mais surpreendente no livro de Flávia G. Pinho? É um livro sobre pizzas, sem uma única receita de pizza. E non sono necessari, capisci?
Sobre a autora
Flávia G. Pinho é jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação. Também é autora dos livros “Onde Tem? – Roteiro de compras gastronômicas em São Paulo e arredores”, “Due Cuochi – Uma década de boa mesa”, “Geleia e muito mais – A Queensberry, suas histórias e receitas” e “Farabbud – Uma história”.
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 800 títulos publicados e dez novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.
Serviço:
“Uma Fatia da Itália – Como a pizza conquistou São Paulo e o Brasil”
- Autor: Flávia G. Pinho
- Fotografia: Caio Ferrari
- Publicação: Matrix Editora
- Páginas: 128
- Formato: brochura
- Preço: R$ 69,00
- Onde comprar: Matrix Editora, Amazon
- Telefone: (11) 3868-2863
- E-mail: [email protected]
- Site: www.matrixeditora.com.br
- Capa, Projeto Gráfico e Diagramação: Antonio Werneck
- Revisão: Silvia Parollo
- Direção Editorial: Paulo Tadeu