achados
- Objetos mais comuns: carteiras, documentos, óculos, chaveiros e guardas-chuva
- Objetos inusitados: dentadura, algemas, espadas, cadeiras de rodas e muletas
É o esquecimento, na hora de descer na estação do Metrô ou Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM). É uma preocupação com documentos, cartões e objetos variados. As empresas de transportes em São Paulo mantém departamentos de Achados&Perdidos, que na verdade deveria se chamar Perdidos&Achados — o certo é primeiro perder e depois achar!
Todos os meses, milhares de itens são encaminhados às Centrais de Achados e Perdidos das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Mas só parte dos objetos consegue encontrar seu dono novamente – a maior parte acaba esquecida.
Documentos extraviados, especialmente cartões bancários, RGs e bilhetes de transporte, são o maior clássico das Centrais de Achados & Perdidos. Carteiras, vestuário e chaves dão sequência ao ranking de itens esquecidos. Além desses, muitos passageiros também perdem celulares, mas a maioria dos que são encaminhados ao setor de Achados & Perdidos é recuperada pelo dono, porque quem perde costuma ligar para o próprio número.
Não é difícil imaginar que itens pequenos possam escapar do bolso ou da bolsa. Difícil é entender como alguns objetos singulares acabam se separando de quem deveria estar de olho neles. Tem passageiro que já esqueceu de drone a pia de banheiro. Até mesmo uma cadeira de rodas já apareceu sem o proprietário.
Conheça alguns dos itens inusitados já encontrados:
CPTM – pia de banheiro, drone, cadeira de rodas, muletas, bicicletas, carrinho de bebê e instrumentos musicais.
EMTU – Luvas de boxe, caixa com capinhas de celular, gesso odontológico, par de alianças e brinquedos eróticos.
Metrô – Muletas e dentaduras.
ViaMobilidade – Porta de madeira, quadro de arte, bicicleta, tanque de lavanderia, mini system, ferro de passar e um peixe vivo.
As quantidades de objetos
Os números são grandes e mostram que muita gente precisa tomar mais cuidado com seus pertences! A CPTM contabiliza atualmente mais de 25.500 itens na central de achados e perdidos. Este ano, o setor recebeu, em média, 5.120 itens por mês. Os donos de 8.662 objetos já foram encontrados – 52% deles por meio da busca ativa da Central pelo proprietário, enquanto 48% dos donos se apresentaram espontaneamente à central. As devoluções do primeiro semestre de 2022 já superam o número total do ano passado, quando foram devolvidos 7.344 itens em todo o período.
No Metrô, o balanço do primeiro semestre de 2022 registrou 34.973 objetos recolhidos, superando em mais de dez mil os 24.485 esquecidos no mesmo período de 2021. A Central do Metrô cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e também recebe o material achado na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 10.370 (29,65%) conseguiram ser devolvidos. Já no primeiro semestre do ano passado, foram feitas 5.047 devoluções (20,61%).
Na linha 5-Lilás, da ViaMobilidade, dos 4.635 itens encontrados este ano, apenas 787 foram requeridos por seus donos. A central da Linha 5 recebeu 157 celulares e a média de devolução desses aparelhos é de 80%. Quem perde percebe e logo vai atrás. Já nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, foram encontrados 6.711 itens perdidos entre janeiro e junho – 219 deles foram devolvidos.
Os dados do primeiro semestre mostram que as centrais da EMTU receberam 948 documentos e 1871 objetos – são quase 470 itens perdidos por mês. Em média, 85 pessoas conseguem localizar no espaço seus pertences perdidos, em sua maioria documentos.
Como recuperá-los
Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na ViaMobilidade (Linha 5-Lilás), na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.
Fique atento!
Com o intuito de ajudar a evitar perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e sua devolução.
Serviço:
Centrais de Achados e Perdidos
CPTM
Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral,
12-Safira e 13-Jade
- Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
- Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
- Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected]
Metrô
Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata
- Local: Estação Sé
- Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados
- Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô.
ViaMobilidade
Linha 5-Lilás
- Local: Estação Adolfo Pinheiro
- Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h (exceto feriados)
- Contato: 0800 770 7106
Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
- Local: Estação Osasco
- Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h (exceto feriados)
- Contato: 0800 770 7106
EMTU
Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas
- Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
- Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas
- Horário de atendimento: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
- Telefone: (19) 3231-8590
Central de Achados e Perdidos/Corredor ABD
EMTU/Next Mobilidade
-
Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
- Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Telefone: (11) 4335-3232
Baixada de Santista
- Endereço: Rua Francisco Emílio de Sá Júnior n° 335 Jóquei Clube- São Vicente
- Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Secretaria dos Transportes Metropolitanos === A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.
<Com apoio de informações/fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos-STM>