- Prefeitura assina contratos para ampliar a malha cicloviária
- São 48 km de conexões que se integrarão às estruturas existentes
A Praça Campo de Bagatelle, em Santana, e mais as Avenidas Santos Dumont e Tiradentes, em um local muito perigoso por causa do volume de veículos que ali circulam. Os dois trechos foram beneficiados na assinatura do contrato da Prefeitura de São Paulo com a empresa Habitem Incorporação e Construção para ampliação da malha cicloviária em aproximadamente 48 quilômetros. Os contratos assinados com a empresa para a implantação das novas conexões somam R$ 17 milhões.
São 29 vias em outros locais e dois trechos na Zona Norte. Os serviços de execução começaram nesta semana. As primeiras implantações são as novas estruturas em avenidas da Zona Sul. Segundo a Prefeitura de São Paulo, as vias que receberão as novas estruturas cicloviárias foram apresentadas e debatidas com a sociedade por meio da realização de oficinas e audiências públicas com a sociedade civil.
A relação completa das novas ciclovias
Ciclovia Bresser / Ciclovia José Maria Whitaker I / Ciclovia República do Líbano / Ciclovia Rui Barbosa – Treze de Maio / Ciclovia D. Pedro I / Ciclovia Eduardo Paulo Freire / Ciclovia João Batista Conti / Ciclovia Miguel Yunes / Ciclovia Nagib Farah Maluf / Ciclovia Viaduto Itiguaçu / Ciclovia Jacu Pêssego / Ciclovia Sena Madureira / Ciclovia Sangirardi – Dona Avelina / Ciclovia Raimundo Pereira de Magalhães / Ciclovia Cidade Universitária / Ciclovia Ponte Jaguaré / Ciclovia Jaguaré / Ciclovia Campo de Bagatelle / Ciclovia Dr Abraão Ribeiro / Ciclovia Gastão Vidigal / Ciclovia Ponte Freguesia do Ó / Ciclovia Alvarenga / Ciclovia Av. Mutinga / Ciclovia Ordem e Progresso / Ciclovia Tiradentes – Santos Dumont / Ciclovia Radial Leste / Ciclovia Armando de Arruda Pereira / Ciclovia Alberto Zagottis e Octalles Marcondes Ferreira / Ciclovia Carlos Caldeira Filho / Ciclovia Indianópolis / Ciclovia Nações Unidas I e Nações Unidas II
Plano cicloviário
O Plano Cicloviário, lançado em dezembro de 2019, já ampliou em 35% a extensão da malha cicloviária da cidade, com a entrega de 177 km de novas estruturas dedicadas à bicicleta. Além das novas ciclovias e ciclofaixas, mais da metade da rede existente anteriormente foi requalificada. No total, 320 km de ciclovias e ciclofaixas foram reformadas.
Hoje, a cidade de São Paulo tem a maior malha cicloviária do país, com 699,2 km de vias com tratamento para bicicletas. O Plano de Metas 2021-2024 prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Para este ano de 2022, 157 km já estão definidos, passaram por audiência pública e foram apresentados durante os encontros periódicos da Câmara Temática de Bicicleta. Eles serão implantados por meio de duas concorrências públicas, ambas em fase de conclusão, e pela PPP da Habitação. <<Com apoio de informações/fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo >>