- Como projeto piloto, as tampas de poços, antes feitas de ferro fundido, agora serão fixadas a laje de concreto para evitar desníveis no pavimento, além da ocorrência de furtos dos materiais
Como teste, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) já substituiu tampas de poços de visita de ferro por placas pré-moldadas de concreto em 17 endereços. Essa medida faz parte de projeto piloto, iniciado em agosto de 2021, que prevê a troca dos materiais nas vias com grande circulação de veículos.
Desenvolvidas por técnicos da SMSUB, as vedações, antes já feitas de ferro fundido, agora serão fixadas à uma laje de concreto. Dos 17 endereços que ganharam os novos tampões, seis estão na região do Cambuci, quatro no Bom Retiro, dois na Bela Vista, dois na Santa Cecília e três na Sé. E logo as novas vedações serão implantadas nas vias da Zona Norte.
Em poucos meses, a implantação já traz benefícios ao município, visto que as placas instaladas não apresentaram problemas de acomodação e nenhuma solicitação de reparo ou qualquer manutenção foram registradas nesses pontos.
Serviços subterrâneos
Os poços de visita, popularmente conhecidos como bueiros, são construídos em locais estratégicos, destinados à visita de técnicos para manutenção preventiva e corretiva nas áreas de serviço subterrâneos, possibilitando a manutenção de sistema de drenagem, gás e telefonia, sem que haja a necessidade de se escavar o solo, produzindo, assim, maior economicidade e celeridade às ações da administração pública.
Muitos desses poços estão em vias públicas de pavimento flexível composto por uma mistura asfáltica, sendo totalmente afetadas pelo intenso tráfego de veículos e pelo constante recapeamento da via; diferentemente do pavimento rígido, que apresenta maior resistência característica à tração provocada por caminhões mais pesados.
Diante disso, e pela falta de padronização na estrutura do entorno dos tampões de ferro é que, no momento do recapeamento, as entradas aos poços de visita acabam ficando desnivelados quando comparadas ao pavimento.
Assim, por meio da análise constante de técnicos especializados da SMSUB, percebeu-se a necessidade de implementação da laje pré-moldada de concreto a fim de corrigir essas imperfeições, evitando acidentes e possíveis danos materiais à população.
A fase de testes ocorreu entre setembro e dezembro. Atualmente está em andamento a contratação para execução do serviço, em atendimento à demanda da cidade nas vias com grande circulação de veículos.
Menos roubos
A nova fixação objetiva, ainda, coibir o furto de tampas dos poços de visita, uma vez que a abertura deixa de ser rosqueável passando, nos novos modelos, a ser articulada. A Prefeitura de São Paulo faz a manutenção e recolocação de grelhas e tampas de bueiro, quando furtadas ou quebradas, das ruas e calçadas.
O valor dos novos moldes é de R$ 1.300 e, em quatro meses de teste, nenhuma unidade apresentou necessidade de reparo. Já os antigos custam R$ 1.950 e precisam de manutenção trimestral. De janeiro a novembro do ano passado, foram reformados 2.747 poços de visita, inclusive com a troca e reposição de tampas.
Ao perceber a falta de tampas em bueiros, o munícipe pode comunicar à central SP-156. < Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP>