casa gucci
<< Crítica >> == por Aguinaldo Gabarrão (*)
A fórmula é a seguinte: reúna um elenco de primeira incluindo a estrela pop Lady Gaga; dê uma salpicada caprichada de exuberância na produção e acrescente à gosto ingredientes de amor, ódio e assassinato. Misture tudo isso sob o comando do “chef” de cozinha Ridley Scott. Pronto. Você tem o maior sucesso cinematográfico do gênero dramático em 2021.
A trama é baseada no livro “Casa Gucci: Uma história de glamour, ganância, loucura e morte”, de Sara Gay Forden. A autora se debruçou na chocante história real do império familiar construído no segmento da moda italiana. Não à toa, a estreia acontece no ano de centenário da famosa marca, mas o filme faz um recorte a partir da metade da década de 70 até meados dos anos 90, quando ocorre o crime que chocou toda a Itália e o mundo da moda.
O enredo proposto por Becky Johnston e roteiro escrito por ele e Roberto Bentivegna, conta a história da união entre Patrizia Reggiani (Lady Gaga) e Maurizio Gucci (Adam Driver), e a ascensão do casal no controle dos negócios, jogando para escanteio a família.
Assista ao trailer abaixo. Clique na imagem:
Os lances da guerra familiar
Os principais lances da guerra familiar – um criadouro de escorpiões e víboras – são contados de maneira a deixar lacunas no entendimento das razões de um e outro personagem. Na trama Maurizio apresenta-se no início pouquíssimo interessado no ramo da moda, aliás, tema muito pouco explorado na história. E quando sua postura muda causa estranheza, assim como não fica claro a insistência do tio (Al Pacino) para que ele assuma mais responsabilidades.
Mas alguns problemas no roteiro não tiram o interesse da história. Por sua vez a interpretação segura do elenco não eclipsou a atuação de Lady Gaga, segura e convincente. O ponto alto fica por conta da dupla Al Pacino e um irreconhecível Jared Leto, dois assumidos bufões, que trazem comicidade e, ao mesmo tempo, o ridículo de suas atitudes e inconsequências.
O diretor Ridley Scott (Thelma & Louise, Gladiador, Cruzada) é um diretor que se preocupa com produções esmeradas e atores famosos que façam o que ele imagina em seu universo artístico bastante eclético. E “Casa Gucci” é uma obra que reafirma o seu papel de realizar filmes da cultura pop, agrade ou não a crítica especializada.
Serviço:
CASA GUCCI
Título Original: House of Gucci
- Gênero: Drama – Crime
- País: Canadá, EUA
- Classificação: 14 anos
- Duração: 158 minutos
- Ano Produção: 2021.
Ficha Técnica
- Elenco: Lady Gaga, Salma Hayek, Adam Driver, Al Pacino, Jeremy Irons, Jared Leto.
- Direção: Ridley Scott
- Roteiro: Becky Johnston, Roberto Bentivegna
- Produção: Jason Cloth, Aidan Elliott, Megan Ellison, Giannina Facio, Aaron L. Gilbert, Mark Huffam, MarcoValerio Pugini, Kevin Ulrich, Kevin J. Walsh, Ridley Scott
- Direção de Fotografia: Dariusz Wolski
- Direção de Arte: Arthur Max
- Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams
- Montagem: Claire Simpson
- Distribuição: Universal Pictures.
- Fotos: Distribuição/Universal Pictures
(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte
Clique na imagem para expandí-la: