Colégio Cívico-Militar
da Redação DiárioZonaNorte
O Colégio Cívico Militar Tobias Aguiar chega a Zona Norte de São Paulo, oferecendo educação de excelência e estrutura de qualidade.
O colégio está instalado em uma área de 31 mil m², na Rua Maria Cândida n. 1813 – na Vila Guilherme, que abrigou na década de 20, o antigo Laboratório Paulista de Biologia e posteriormente o laboratório panamenho Sintex, a Universidade Bandeirantes – UNIBAN e Faculdade Anhanguera.
Mantenedora
Com direção geral do Coronel PM Ricardo Peixoto – ex-comandante do Segundo Grupamento do Corpo de Bombeiros (Zona Norte de São Paulo), o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar é uma iniciativa do Grupo Uni-Ban de Educação, instituição originária da Zona Norte de São Paulo e com mais de trinta anos de tradição na área educacional, cujo o reitor é o advogado e educador Heitor Pinto e Silva Filho – descendente de uma família que dedicou sua vida à educação.
De acordo com o Coronel PM Ricardo Peixoto, “o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar é uma instituição de ensino particular que tem como pilares, além do ensino de alto nível, o civismo, patriotismo e disciplina, sem ideologia de gênero ou política”.
Grade Curricular
Corpo docente comprometido e uma grade curricular estruturada de forma que o aluno, ao terminar o ensino médio, esteja preparado para ingressar direto nas melhores universidades públicas do país ou mesmo no exterior.
Complementam o curriculum do Tobias de Aguiar, atividades como Instrução Cívico-Militar, Atividades Cívico-Militar, Orientação Educacional, Educação Financeira, Empreendedorismo, Diplomacia, Esporte Olímpico, Artes Marciais, Robótica, Informática, Arte, Música e o preparatório “Carreiras Universitárias” . Desta forma, ao longo de sua formação na instituição, o aluno desenvolve todo o seu potencial.
Conjunto arquitetônico humanizado e que transpira conhecimento
O prédio onde o Colégio Cívico Militar Tobias Aguiar está instalado, faz parte do conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto Rino Levi a pedido do Laboratório Paulista de Biologia – um dos três mais importantes laboratórios farmacêuticos da década de 20, responsável pela pesquisa e produção de vacinas e medicamentos no Brasil, com reconhecimento nacional e internacional.
Concluído em 1925, o prédio se destaca por sua planta racional, pelo uso de novos materiais na época -, boa insolação, iluminação e ventilação naturais, generosos recuos e ambientes ajardinados, configurando uma atmosfera acolhedora.
Dada sua importância histórica, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp, por meio da Resolução Nº 31/CONPRESP/2018.
Outro destaque do projeto é a caixa d’água, considerado inovador e arrojado para a época de sua execução – graças à distribuição uniforme da pressão hidrostática na seção circular do cone de concreto, foi adotado pela Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP anos depois.
Era como se o arquiteto Rino Levi previsse que, após quase um século, seu projeto viria a abrigar uma instituição de ensino.
Estrutura
O amplo espaço projetado por Rino Levi oferece segurança e possibilita o pleno desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizado, de acordo com a necessidade de cada disciplina.
Laboratórios de ciências, informática e robótica, desenvolvem nos alunos a chamada “cultura maker” – o pensamento computacional tão necessário para o desenvolvimento profissional.
Ginásio de esportes, piscina e um auditório com cerca de 300 lugares, permite que as atividades esportivas, artísticas e musicais – tão necessárias ao desenvolvimento cognitivo e social dos alunos – ocorram de forma adequada
Horário de aula respeita a fisiologia do aluno
A instituição trabalha exclusivamente com segmentos: Educação Fundamental II e Ensino Médio, ambos em tempo integral.
Para obter um melhor rendimento do aluno, o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar adotou um horário diferenciado, que respeita a fisiologia do adolescente: das 09h às 16h -incluindo o almoço no espaçoso refeitório.
Reserva de Vagas
Ao contrário das Escolas Militares, que são mantidos pelo Exército e destinadas aos filhos de militares das Forças Armadas, priorizando o preparo dos alunos para a carreira militar, o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar é de livre ingresso para a comunidade estudantil.
O ingresso se dá por meio de uma entrevista, onde o aluno e seus pais ou responsáveis, são convidados a visitar a estrutura da instituição e são apresentados a proposta pedagógica do Tobias de Aguiar.
Já se encontra aberta a Reserva de Vagas para 2022.