história de família
por Aguinaldo Gabarrão (*)
Você se sente solitário ou triste porque não tem a presença de um parente. Não tem problema, contrate um ator da agência “Family Romance” e todos os seus problemas estarão resolvidos. Solução ou reconforto é o que as pessoas buscam, mas é o que, realmente encontram?
O diretor Werner Herzog mergulha nesse universo estranho de pessoas que pagam atores para driblar suas frustrações e problemas sentimentais – a agência realmente existe no Japão – ao simular momentos de intimidade familiar com o objetivo de suprir a ausência do afeto.
O ator Ishii – que interpreta a si mesmo – é contratado por uma mãe que deseja que a filha Mahiro encontre o pai e supere as situações de bullying, por conta da mulher não ser casada. As cláusulas contratuais determinam que o profissional não se envolva emocionalmente com seus clientes. Porém, na medida em que a pré-adolescente Mahiro embarca nessa ilusão, Ishii se depara com um dilema.
É, aí, que Werner Herzog nos captura: qual o limiar entre a ilusão e a realidade das relações entre personagem e cliente? E, num momento mágico, o ator se vê diante de um aquário com peixes robotizados, que reproduzem a ilusão do movimento e da própria vida.
Filmado com recursos próprios, em estilo documental e com a família Herzog dominando os créditos, “Uma história de Família”, é mais uma aventura do diretor de filmes emblemáticos como “Fitzcarraldo” (1982), e que agora em tons aparentemente suaves, marcados pelo período de floração das cerejeiras no Japão, revela a natureza humana na sua incapacidade de elaborar a sua própria realidade.
Trailer do filme – clique na imagem:
Uma história em família
- Estreia: dia 28.10.2021
- Classificação: 12 anos
- Elenco: Yuichi Ishii e Mahiro Tamimoto
- Produção: EUA, 2019
- Direção e Roteiro: Werner Herzog
(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.