leite
da Redação DiárioZonaNorte
- A ação faz parte do Dia de Cooperar, realizado anualmente pelo Sistema OCB com a participação de todos os funcionários da Cooperativa
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP realizou, na manhã desta 6ª feira (09jul2021), a doação 70 caixas com o total de 840 litros de leite e seis cestas básicas para a Basílica Menor de Sant’Ana, no bairro de Santana (Zona Norte).
Participaram da entrega o padre Rafael Mota, o gerente geral André Luiz Braga Ferreira, acompanhado por Gabriel Lourenço e Sara Basílio da agência Sicredi Santana –representando a diretoria da Cooperativa.
O transporte das doações foi possível, por meio do apoio do associado Alessandro Thomazelli, da Cia do Tomate, que cedeu a van.
Dia C
A doação é parte das ações do Dia de Cooperar (Dia C), onde alinhados aos princípios do cooperativistas, voluntários desenvolvem projetos que objetivam verdadeiras transformações sociais.
Realizado no dia 06 de julho e liderado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), o Dia C acontece há 11 anos e é um compromisso das Cooperativas Brasileiras na busca de um mundo mais justo e igualitário. O tema da campanha deste ano foi #atitudessimplesmovemomundo.
A Sicredi participa anualmente da iniciativa engajando colaboradores, associados e comunidades das áreas de atuação da cooperativa, nos estados do Paraná e São Paulo, em causas sociais, culturais, meio ambiente e voltadas para educação financeira de adultos e crianças.
Café da manhã e dignidade
O leite será integralmente utilizado pela Basílica Menor de Sant’Ana na Pastoral do Café da Manhã dos Pobres, que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. São 23 anos oferecendo diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, o que muitas vezes é a primeira e única refeição do dia para cerca de 600 pessoas.
No mês, 18 mil cafés da manhã são servidos e para que isso seja possível, a igreja conta com o trabalho de voluntários e a doação de produtos para o preparo.
Voluntariado
Os voluntários chegam por volta das 07h15 na Basílica e iniciam o preparo do café, enquanto filas de moradores de rua e desempregados se formam na esquina da Rua Dr Gabriel Piza com a Avenida Cruzeiro do Sul.
Pontualmente às 08 horas da manhã, começa o serviço e mais do que café com leite e pão com manteiga, as pessoas acolhidas recebem dignidade, um momento de evangelização e a possibilidade de conviver com outras pessoas.
Com a pandemia do Covid-19, todos os cuidados foram tomados. Os voluntários seguem normas de segurança utilizando máscaras, luvas e álcool em gel. Cada pessoa pega o seu copo descartável com café e leite. Os pães são servidos embalados em sacos plásticos.
A Basílica Menor de Sant’Ana sempre se destacou por seus inúmeros serviços pastorais, bem como pelos serviços sociais prestados à Comunidade por meio do CEPHAS (Centro de Promoção Humana e Assistência Social) da Basílica Menor de Sant’Ana criado em 1938.
A Pastoral do Café da Manhã dos Pobres foi fundada em 1998, pelo padre italiano Tommaso Leporale – pároco de Sant’Ana na época e falecido em agosto de 2006 -, e foi mantida por todos os padres que o sucederam.
Sobre a Basílica Menor de Sant´Anna
Em 06 de julho 2020, a Paróquia Sant’Ana foi elevada a categoria de Basílica Menor pelo Papa Francisco. (Leia mais – clique aqui)
No dia 12 de julho a Basílica Menor de Sant’Anna completará 126 anos. Sua história começou no alto da colina de Santana, onde hoje funciona o quartel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), na esquina das ruas Alfredo Pujol e Chemin del Prá.
Ali, os missionários jesuítas instalaram a sede de uma fazenda que abastecia a cidade de São Paulo. Também construíram uma capela – Capela Sant’Ana presidia pela imagem de Sant’Ana que hoje pode ser encontrada no fundo da Igreja, ao lado esquerdo.
Com a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo Marquês de Pombal, em 1759, a propriedade foi transferida para a Coroa Portuguesa e passou a ser residência dos conselheiros do Governo.
Religião e história do Brasil
Foi na sede da Fazenda Sant´Anna que José Bonifácio de Andrada e Silva teria escrito o documento que culminou no “Dia do Fico”. Em 1850, o Solar passou a ser sede do Seminário dos Educandos de Santana, uma escola pública. Mais tarde, em 1875, o governo do Estado aproveitou o prédio para ali instalar o hospital de variolosos.
Imagem de Sant’Ana
Com a mudança do hospital, o local se transformou em 1892 nas oficinas do Tramway da Cantareira. Em 1894 o prédio foi transformado em quartel das tropas federais de São Paulo. O antigo edifício, muito deteriorado começou a ser reformado.
Durante as escavações, a imagem de Sant’Ana pertencente à antiga capela jesuíta, foi encontrada. A imagem foi levada para a residência de moradores da região e a partir de então o culto à Sant’Ana começa a crescer.
Em 12 de julho de 1895, o cardeal Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, então bispo diocesano de São Paulo, assina o decreto de Criação da Paróquia Sant’Ana desmembrando-a da Igreja de Santa Ifigênia. Em 1896 foi lançada a pedra fundamental do atual templo, mas somente em 1906 foi iniciada a construção, interrompida por diversas vezes por dificuldades financeiras.
Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 32 anos de história, mais de 169 mil associados e 95 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de cinco milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados e no Distrito Federal, com mais de duas mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
Mais informações: www.sicredi.com.br
Basílica Menor de Sant´Ana
- Rua Voluntários da Pátria, 2060 – Santana
- Fone: 2281.9085 – e-mail: [email protected]
- Site: www.paroquiasantana.org.br
- Missas: 2ª feira – 19h30 / 3ª a sábado – 12h00 / Domingo 10h30 ==== Novena perpétua Nossa Senhora das Graças – Às 2as.feiras: 19h00: Oração do Rosário I == 19h30 – Santa Missa e novena. No momento, via transmissões online (no facebook) e a partir do dia 20/julho retorno ao normal – com as presenciais e os cuidados de protocolo de saúde e segurança. leite leite leite leite leite leite leite