tasting
da Redação DiárioZonaNorte
A Wines Of Chile – associação que promove o vinho chileno no exterior – promoveu no final de agosto de 2023, o 12º Grand Tasting Wines of Chile. O evento integra uma ação global que dá visibilidade a diversidade de estilos dos vinhos, novas regiões vinícolas, a inovação e a alta qualidade do país andino.
O Chile é o quarto maior exportador de vinhos do planeta, atrás de França, Espanha e Itália. O Relatório divulgado pela Wines Of Chile, em julho de 2023, informa que o país exportou 3,8 milhões de caixas da bebida – com o valor de 115 milhões de dólares. Se compararmos com o mesmo período em 2022, representou uma queda de 33% em volume e 32% em valor.
O Brasil há mais de uma década é um mercado importante para o Chile. Somos o segundo destino em valor e o primeiro em volume.
O 12º Grand Tasting Wines of Chile aconteceu no Hotel Unique, em São Paulo, reunindo 25 vinícolas, centenas de rótulos para degustação e duas masterclass: “Grande Vinhos dos Extremos do Chile: Os Desafios de Terroirs Únicos” e “Os Novos Clássicos do Chile” – ambas conduzidas pelo experiente Paulo Brammer, fundador da Eno Cultura WSET e participação de Angélica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile.
Participaram do evento profissionais ligados ao mundo do vinho, jornalistas e influenciadores digitais.
Walk Tasting
O público pode conhecer os rótulos produzidos por 25 expositores (aqui listados em ordem alfabética): Aresti, Ayllú, Baron Philippe dwe Rothschild, Bodegas Tagua Tagua, Carmen, Casa Silva, Concha Y Toro, Emiliana, Errazuriz, Haras de Pirque, Leyda, Montes, Morandé, Nobel, Perez Cruz, Requingua, San Pedro, Santa Rita, Siegel, Sutil, Tabali, Tarapacá, Valdivieso, Ventisquero e Vik.
Nossas impressões
Degustamos rótulos de vinícolas extraordinárias. Alguns nós já conhecíamos e outros foram surpresas agradabilíssimas!
Chamou a atenção o Naranjo, da Ayllu – um vinho que apesar de delicado, tem alma…. Elaborado com 90% Moscatel de Alexandria e 10% Moscatel Rosada, em ânforas. A vinícola fica na região de Toconau, no Deserto do Atacama. A região tem solo arenoso, de alta mineralidade com uma porção de rocha vulcânica. Durante o evento, a empresa procurava um importador para o Brasil.
Outro rótulo bastante interessante é o Marques de Casa Concha Heritage 2020, um corte bordalês a base de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdodt, com assinatura do enólogo Marcelo Papa – responsável por toda a linha Casa Concha. Um vinho fino, disponível no mercado brasileiro, com um custo médio de R$ 400,00.
Encantador o Tabali Talinay Caliza Chardonnay alcançou 98 pontos no Guia Decorchados como o melhor branco do ano, 94 pontos no Guia Robert Parker e 96 pontos no Guia Decanter. Sua cor amarelo pálido reflete o caráter único e mineral do terroir do Valle Del Limari. No nariz apresenta aromas de minerais, calcário, giz, toranja e laranja. Em boca, tem acidez média-alta, frescor, médio volume e corpo, final intenso e salino.
O Errázuriz La Cumbre Shiraz, Vale do Aconcágua, agradou bastante. No visual apresenta cor vermelha escura, com nuances violetas. No nariz, apresenta aromas herbáceos, com notas de amoras. Em boca, é macio, com taninos aveludados, boa acidez, gosto que remete a cerejas e groselhas e um toque de canela.
Grandes Vinhos dos Extremos do Chile: Os Desafios de Terroirs Únicos
O território chileno é uma longa faixa de terra com uma extensão de 756.626 km2 e 177 Km de largura, isolado pela Cordilheira dos Andes e pelo Oceano Pacífico, tem relevos que chegam a 6.880 metros (vulcão Ojos del Salado), o deserto do Atacama… enfim, uma diversidade de solos, climas e vegetações.
Esta geografia complexa somada ao aquecimento global e as mudanças climáticas, a escassez e gestão de água e os desastres naturais, cria terroirs propícios para o desenvolvimento de vinhos ousados e de alta qualidade. Estas variantes, novos locais a serem explorados e como serão os próximos 20 anos da vitivinicultura do Chile fizeram parte da primeira masterclass do Grand Tasting Wines of Chile.
Foram degustados rótulos incríveis da Casa Silva, Tabali, Ventisquero, Ayllu, Morandé, Baron Philippe de Rothschild, Vik, Santa Rita, Valsivieso, Viña Concha y Toro e Siegel.
Os Novos Clássicos do Chile
A segunda masterclass destacou os vinhos de alta qualidade e de características regionais distintas, elaborados com as uvas clássicas do país, como o Sauvignon Blanc, cultivada na costa chilena, a Camernère das regiões de Colchagua e Cachapoal e o Cabernet Sauvignn do Maipo Alto. Os vinhos degustados demonstraram investimentos em diversificação, sem deixar de lado o incrível passado enonógico do Chile.
O DiárioZonaNorte participou do 12º Grand Tasting Wines of Chile a convite de Wines Of Chile e Anagrama Comunicação e Eventos.
- Instagram: @winesodchilebr